Orador é aquele que apresenta e representa discursos para um determinado público.
Oratória é a arte de falar em público.
Sintonia, significa acordo mútuo, reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio.
Auditório, platéia, reunião: conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso.
O discurso oratório pressupõe o emissor, a mensagem e o receptor. O orador é o indutor, o emissor da mensagem. À sua frente os ouvintes. Para que seja ouvido deve entrar em sintonia com o auditório. É captar o ponto médio dos ouvintes e trabalhar em cima dele. Pois, se estiver muito acima da média não será entendido e, muito abaixo, tornar-se-á desinteressante.
Para que o orador desperte a atenção consciente dos ouvintes, deve falar somente aquilo que interessa ao auditório.
Conseqüentemente, criaremos um campo mental harmonioso entre nossa pessoa e aqueles que nos ouvem.
O orador deve ter em mente a sintonia consigo próprio e com aqueles que irão ouvi-lo. A preparação do tema é primordial. Montar e seguir um roteiro, deixando brechas para a criatividade do momento, para atender às necessidades do ambiente.
Poucos nascem com o dom da oratória, mas, felizmente, por meio de domínio de técnicas adequadas, todos podem vir a se tornar excelentes oradores.
Dicas para se tornar um ótimo Orador:
1. Não se atrase.
2. Não use girias, nem piadas.
3. Evite os cacoetes.
4. Fuja dos assuntos polêmicos.
5. Cuidado com o excesso de humildade.
6. Não diminua a importância do tema abordado, mas, não ilustre demais com narrações longas.
7. Não empregue sarcasmos ou expressões maliciosas, palavrões nem pensar.
8. Volume de voz: não grite, nem fale baixo demais, use o tom adequado que todos possam ouvir sem agredir seus ouvidos.
9. Não fale rápido demais, atropelando as palavras, nem fale lento demais, desanimando a atenção dos ouvintes.
10. Não sinta medo e nem insegurança e não trema, na medida do possível.
11. Não ataque hostilmente, com palavras acusadores de censura.
12. Não exagere em provocar risos, tornando-se palhaço.
13. Não elogie a si mesmo.
14. Não se afaste do texto e do tema.
15. Não diga repetidas vezes que logo irá terminar.
16. Não procure imitar alguém.
17. Não se expresse de maneira presunçosa ou orgulhosa.
18. Pense antes de falar e agir.
A expressão corporal é também muito importante. Os gestos é também uma linguagem, então tente não fazer com que o tema seja mal interpretado através dos gestos.
Evite fazer os seguintes gestos:
1. Não aperte a ponta da orelha.
2. Apontar com o polegar para cima, com os quatros outros dedos fechados na palma.
3. Encostar a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um cículo.
4. Mão em forma de figa
5. Raspar o queixo com a ponta dos dedos
6. Mover a cabeça no sentido lateral, de um lado para o outro
7. Movimentar o dedo indicar esticado em circulos na região da têmpora
8. O chifre feito com os dedos mínimo e indicador, enquanto o médio e o anular ficam fechados.
9. Não crave os olhos no chão ou no teto.
10. Não fixe o olhar demasiadamente em algum ouvinte particular.
11. Não fique rígido ou imóvel, como uma estátua.
12. Não coloque as mãos na cintura e nos bolsos.
13. Não fique brincando com o botão ou abotoando e desabotoando o paletó.
14. Não comece cada frase pigarreando ou tossindo.
15. Não fique o tempo todo com o dedo indicador em forma acusadora.
16. Não de socos na mesa.
17. Não exagere em tirar e colocar os óculos.
18. Não fique arrumando a gravata.
19. Não fique alisando o cabelo.
20.Não fique olhando as horas o tempo todo.
A expressão verbal, corporal e linguística são fundamentais para o sucesso na profissão.
O orador deve cuidar de sua pessoa. Ao levantar-se para falar, deve causar uma boa impressão aos ouvintes. Vestido modestamente, mas bem cuidado, evite acessórios como pulseiras de ouro e telefones celulares. O orador modesto conquista a simpatia imediata dos ouvintes, mesmo antes de começar a falar.
Lembre-se de olhar para o espelho da sua alma todos os dias e de dedicar todo o seu potencial a tudo o que é verdadeiramente capaz, pois assim você certamente será o orador melhor.
Oratória é a arte de falar em público.
Sintonia, significa acordo mútuo, reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio.
Auditório, platéia, reunião: conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso.
O discurso oratório pressupõe o emissor, a mensagem e o receptor. O orador é o indutor, o emissor da mensagem. À sua frente os ouvintes. Para que seja ouvido deve entrar em sintonia com o auditório. É captar o ponto médio dos ouvintes e trabalhar em cima dele. Pois, se estiver muito acima da média não será entendido e, muito abaixo, tornar-se-á desinteressante.
Para que o orador desperte a atenção consciente dos ouvintes, deve falar somente aquilo que interessa ao auditório.
Conseqüentemente, criaremos um campo mental harmonioso entre nossa pessoa e aqueles que nos ouvem.
O orador deve ter em mente a sintonia consigo próprio e com aqueles que irão ouvi-lo. A preparação do tema é primordial. Montar e seguir um roteiro, deixando brechas para a criatividade do momento, para atender às necessidades do ambiente.
Poucos nascem com o dom da oratória, mas, felizmente, por meio de domínio de técnicas adequadas, todos podem vir a se tornar excelentes oradores.
Dicas para se tornar um ótimo Orador:
1. Não se atrase.
2. Não use girias, nem piadas.
3. Evite os cacoetes.
4. Fuja dos assuntos polêmicos.
5. Cuidado com o excesso de humildade.
6. Não diminua a importância do tema abordado, mas, não ilustre demais com narrações longas.
7. Não empregue sarcasmos ou expressões maliciosas, palavrões nem pensar.
8. Volume de voz: não grite, nem fale baixo demais, use o tom adequado que todos possam ouvir sem agredir seus ouvidos.
9. Não fale rápido demais, atropelando as palavras, nem fale lento demais, desanimando a atenção dos ouvintes.
10. Não sinta medo e nem insegurança e não trema, na medida do possível.
11. Não ataque hostilmente, com palavras acusadores de censura.
12. Não exagere em provocar risos, tornando-se palhaço.
13. Não elogie a si mesmo.
14. Não se afaste do texto e do tema.
15. Não diga repetidas vezes que logo irá terminar.
16. Não procure imitar alguém.
17. Não se expresse de maneira presunçosa ou orgulhosa.
18. Pense antes de falar e agir.
A expressão corporal é também muito importante. Os gestos é também uma linguagem, então tente não fazer com que o tema seja mal interpretado através dos gestos.
Evite fazer os seguintes gestos:
1. Não aperte a ponta da orelha.
2. Apontar com o polegar para cima, com os quatros outros dedos fechados na palma.
3. Encostar a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um cículo.
4. Mão em forma de figa
5. Raspar o queixo com a ponta dos dedos
6. Mover a cabeça no sentido lateral, de um lado para o outro
7. Movimentar o dedo indicar esticado em circulos na região da têmpora
8. O chifre feito com os dedos mínimo e indicador, enquanto o médio e o anular ficam fechados.
9. Não crave os olhos no chão ou no teto.
10. Não fixe o olhar demasiadamente em algum ouvinte particular.
11. Não fique rígido ou imóvel, como uma estátua.
12. Não coloque as mãos na cintura e nos bolsos.
13. Não fique brincando com o botão ou abotoando e desabotoando o paletó.
14. Não comece cada frase pigarreando ou tossindo.
15. Não fique o tempo todo com o dedo indicador em forma acusadora.
16. Não de socos na mesa.
17. Não exagere em tirar e colocar os óculos.
18. Não fique arrumando a gravata.
19. Não fique alisando o cabelo.
20.Não fique olhando as horas o tempo todo.
A expressão verbal, corporal e linguística são fundamentais para o sucesso na profissão.
O orador deve cuidar de sua pessoa. Ao levantar-se para falar, deve causar uma boa impressão aos ouvintes. Vestido modestamente, mas bem cuidado, evite acessórios como pulseiras de ouro e telefones celulares. O orador modesto conquista a simpatia imediata dos ouvintes, mesmo antes de começar a falar.
Lembre-se de olhar para o espelho da sua alma todos os dias e de dedicar todo o seu potencial a tudo o que é verdadeiramente capaz, pois assim você certamente será o orador melhor.
PARABÉNS A TODOS OS ORADORES!
Aprenda a Falar em Público
Lista de Cursos
Ganhe Dinheiro com seu Site
valeu a parceria Marize, seu banner ja foi adicionado
ResponderExcluirhttp://www.fabricadehumor.com
Obrigada Marcoso!
ResponderExcluir