Canutama - AM
Área Territorial: 29.819,63 km²
Distância à Capital: 615 km
História da cidade:
Canutama denominou-se nos seus primórdios Nova Colônia de Bela Vista. Foi fundada por volta do ano de 1874, por Manuel Urbano da Encarnação.
A denominação Canutama “procede, segundo antigos habitantes, do fato de um índio de Tapauá vir com outros à viração de tartarugas e tracajás, e ai ter cortado o pé, exclamando: Canutama, Canutama, que tem por significado, pé cortado”.
Em 26.05.1879, a Lei nº 436, institui o povoado de Nova Colônia de Bela Vista, sob a invocação de Nossa Senhora de Nazaré.
Em 22.10.1891, pela Lei nº 22, o povoado de Nossa Senhora de Nazaré, foi elevado a vila, com sede no Lugar de Canutama. O município, formou-se, então, por efeito da mesma lei, com território desmembrado do de Lábrea e com a denominação de Vila de Nossa Senhora de Nazaré compreendendo de um só distrito.
Em 03.09.1892, deu-se a instalação do município e do termo judiciário.
Em 1895, foi criada a Comarca de Canutama.
Em 1896 com território desmembrado do município de Lábrea, é criado o atual município de Canutama.
Na divisão administrativa de 1911, figura Canutama com oito distritos: Canutama, Abufari, Arimã, Caratiá, Itatuba, Nova Colônia, Nova Olinda e Tapauá.
Nos quadros da apuração do recenseamento de 1920, tem o mesmo número de distritos. Apenas alguns mudaram de nome, são os seguintes: Canutama, Assaituba, Itatuba, Nova Experiência, Nova Olinda, Paxiuba, Porto Alegre e Tambaqui.
Em 05.11.1921, pela Lei nº 1.126, suprimiu a Comarca de Canutama, cujo termo voltou a subordinar-se à Comarca de Lábrea.
Em 28.11.1930, pelo Ato Estadual nº 45, o município de Canutama foi suprido.
Em 06.02.1931, pelo Ato nº 234, deu-se o seu restabelecimento do Município de Canutama.
Em 1933, na sua divisão administrativa e territorial, o município de Canutama figura com um só distrito o de igual nome (Canutama).
Em 31.03.1938, pelo Decreto Estadual nº 69, a sede municipal foi elevada à Cidade.
Na divisão territorial fixada pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.186, de 31 de dezembro de 1943, para vigorar no qüinqüênio 1944-48, Canutama figura com mais um distrito, o de Boca do Pauini, criado com parte do território desmembrado do município de Lábrea;
Comarca de Canutama foi restaurada pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.186, acima citado.
Em 1944, de acordo com o Decreto-Lei Federal nº 6.550, o município de Canutama readquiriu para o distrito de igual nome parte do de Lábrea e perdeu o território do extinto Distrito de Boca do Pauini, que foi anexado ao distrito sede do município de Lábrea.
Em 1955, de acordo com a Lei Estadual nº 96, perdeu o distrito de Boca do Tapauá, cujo território passou a constituir o novo município de Tapauá.
Significado do Nome:
O nome vem da junção dos termos Canaã (considerada a Terra Santa) e Têtâma (que significa região), obtendo-se assim terra santa.
Aniversário da Cidade:
10 de Outubro
Festas e Eventos:
Festa do Padroeiro São João Batista, 24 de junho.
Festa do Aniversário da cidade, 10 de outubro.
O rio Purus é muito sinuoso. Durante o inverno pode ser navegado por grandes embarcações no verão, todavia, só pode ser percorrido por canoas e batelões. No município de Canutama, recebe esse imenso rio (180 à 200 léguas), as águas do Tapauá.
Riquezas Naturais:
A flora e a fauna de Canutama constituem, sem dúvida, grandes riquezas naturais, sobre tudo a primeira, na qual se destacam pelo seu valor econômico a seringueira e a castanha-do-pará.
Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Canutama para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!
SOU FILHOS DESTA CIDADE MARAVILHOSA TENHOMUITA SAUDADES DESTA MINHA TERRA QUERIDA
ResponderExcluirOlá, obrigada pelo comentário, volte sempre!
ResponderExcluirò q saudade eu tenho de canutama
ResponderExcluir!!! :(
sinto muita saudade dessa cidade querida.
ResponderExcluir