german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal

1º de janeiro é reconhecida pela ONU como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, do diálogo e da paz entre os povos.

A chegada de um ano sempre desperta a expectativa pela abertura de um novo ciclo, cheio de transformações.

Nessa época, verbos como recomeçar, reconstruir, repensar e tantos outros “re” parecem fazer mais sentido do que no restante do tempo.
Ao brindar o recomeço, além de sorte, também são bem-vindos os desejos de paz e fraternidade.

Em muitos países, principalmente no Brasil, a chegada do Ano Novo começa a ser comemorada no dia 31 de Dezembro, abrindo um novo cliclo, com o Reveillon, palavra francesa que significa "acordar" e era usada no século 17 para designar jantares longos e chiques realizados durante o ano. Com o tempo, acabou popularizando-se como sinônimo da festa de passagem de ano. Muitas simpatias e tradições são seguidas para trazer sorte para o Ano Novo, como por exemplo, comer lentilha, pular 7 ondas, vestir roupas brancas e a meia-noite em ponto, uma grande queima de fogos de artifícios pode ser apreciada por milhões de pessoas.

Datas diferentes, sentidos iguais:

A comemoração do Ano-Novo tem sua origem intimamente ligada à natureza.

Dois mil anos antes da era cristã, os antigos babilônios festejavam a entrada de um novo ciclo anual no início da primavera no hemisfério norte, que equivaleria ao dia 23 de março do calendário cristão.

Nessa época, era feita a plantação de novas safras, daí a noção de reinício, preservada até hoje.

Já os gregos celebravam o início de um novo ciclo entre 21 e 22 de dezembro, mas o ritual também representava o espírito da fertilidade.

A festa era pelo renascimento anual do deus Dionísius, a quem homenageava-se desfilando com um bebê em um cesto.

Os egípcios comemoravam o Ano-Novo quando a estrela Sírius surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos primeiros faraós.

A data (16 de julho no calendário cristão) marcava o começo da enchente anual do rio Nilo.

Na China, a passagem do ano cai no fim de janeiro ou início de fevereiro, porque segue-se o calendário lunar.

Os judeus têm sua celebração de Ano-Novo no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do calendário judaico (meados de setembro ou começo de outubro): é o Rosh Hashaná, a “festa das trombetas".

Para os islâmicos, o ano novo cai em maio, pois a contagem islâmica corresponde ao aniversário da Hégira (que em árabe significa emigração), cujo ano zero corresponde ao 622 da era cristã, ocasião em que o profeta Maomé deixou a Cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

Independentemente de crença ou data, o começo de um novo ciclo é um convite para que se repense e se qualifique a relação com o próximo e com o mundo.


Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.



Aproveite o Ano Novo para realizar todos os seus sonhos!








Recomende isto no Google


Veja também:

Feliz 2010
Feliz 2011
Feliz 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...