german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Carauari - AM

























Área Territorial: 25.767,35 km²
Distância à Capital: 786,91 km

História do Município:

Carauari era uma das 45 aldeias da Capitania de São José do Rio Negro, e foi criado no governo de Francisco de Melo e Póvoas, em 1758. Sendo originalmente um seringal de propriedade do sr. Leonel Pedrosa, e mais tarde ponto de apoio para o serviço de apoio a seringalista já que naquela época o forte da economia amazonense era a borracha. Xibauá, hoje uma das comunidades que formam o Município foi a nossa 1ª Sede Municipal, mas por ser um lugar de difícil acesso para navegação, a sede foi transferida para o lugar chamado Carauari, que permaneceu até hoje. Antes de ser município, Carauari passou por várias situações jurídicas, e sua área territorial passou por várias vezes foi anexada e/ou desmembrada dos municípios de Eirunepé e Tefé. Sua situação política varia de: Vila, Comarca, Município. São muitas as datas e leis que envolvem a historia do Município, com o território desmembrado do município de Tefé a cuja Comarca fica subordinado. Em 25/04/1913, pela lei estadual nº 713, o município passa a denominar-se Carauari. Em 10/12/1981, pela Emenda Constitucional nº 12 parte do território de Carauari é desmembrada para forma o novo município Itamarati.

Significado do Nome:

A palavra Carauari tem origem na linguagem falada dos nativos: "Cará" variedade de tubérculo comestível e “Uari”, verbo cair, que entra na formação da palavra como oxítono Uari, Cará-Uári ou Cará-Uari “cará” que cai. Carauari, assim vem a ser uma variedade de trepadeira que produz tubérculos nos ramos, onde se desenvolvem, amadurecem e depois caem. Esses tubérculos são muito conhecidos pelo nome “Cará do Céu”.

Aniversário da cidade:
27 de dezembro
















A Igreja Matriz, recém construída, obedece os padrões tradicionais dos prédios de culto do Catolicismo. Beleza exterior e interior.
Está localizada na Rua Floriano Peixoto, sn - Centro.

Festas e Eventos:
Procissões de São Sebastião, janeiro.

Assunção de Nossa Senhora, agosto.

São Francisco , outubro

Nossa Senhora da Conceição – Padroeira do município, dezembro.


Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Carauari para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!

Um comentário:

  1. marize estive visitando os municipios do amazomas amei o seu trabalho é muito importante pois fazemos em cada pesquisa atraves de nossa visão ja que pessoalmente nao podemos ir.

    bjs,naza!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...