27 de março, Dia Mundial do Teatro

Abram-se as cortinas, acendam as luzes, o espetáculo vai iniciar!

Hoje dia 27 de março é o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

O teatro é uma arte muito rica, muito misturada. Existe a ópera, o teatro de bonecos, o teatro infantil, o teatro-dança, os musicais, o teatro de rua, o teatro feito em espaços alternativos (como hospitais, presídios, escolas, universidades), enfim, uma grande diversidade.

Quando apareceu o cinema, muita gente previu o fim do teatro, porque podia criar histórias com muito mais semelhança com a realidade. Mas isso não aconteceu, pois teatro é uma obra de arte viva, ou seja, depende da presença de quem atua e de quem assiste. O teatro é fascinante pois é um jogo da imaginação. Quando a gente vai ao teatro, não quer ver a cena "certinha" e que nunca muda. A gente quer ver o improviso, o novo, o diferente que vive nos atores e nos olhos de cada platéia. A diferença do teatro em relação aos filmes e às novelas é que é "ao vivo". O ator está bem na sua frente, no palco. Nenhuma história é verdadeira em cima do palco: ele é um espaço mágico onde uma pessoa vive a vida de outra pessoa, inventada ou que realmente existiu.


Ser ou não ser, eis a questão!

Frase tão famosa da peça Hamlet, escrita por um dos maiores mestres que o teatro já conheceu, o poeta e dramaturgo William Shakespeare. Shakespeare nasceu em 1564, na Inglaterra, na cidade de Stratford-upon-Avon, e foi um apaixonado pelo teatro. Escreveu muitas peças e ficou muito conhecido, tendo inclusive a honra de apresentar suas obras nos palácios dos reis.

Ele também construiu um teatro, localizado em Londres, chamado Globe Theatre, em forma de globo. Mas ficou famoso mesmo por suas peças, imortais, que retratavam os tipos humanos como nunca nenhum autor conseguiu fazer depois dele. Algumas de suas peças mais conhecidas são Romeu e Julieta, Hamlet e Sonho de uma Noite de Verão.




Dos bastidores ao palco

O espetáculo não pode começar apenas com os atores que atuam no palco, representando os personagens. Outras pessoas também participam de uma peça e mesmo que não apareçam são fundamentais para que o público se divirta e se encante.

Além do autor da peça, que inventa a história, os personagens e o que eles vão falar, existe os que ficam atras do palco, nos bastidores:

- O iluminador, que cria o "clima" de uma cena, as luzes diferentes, que dão brilho e cor ao espetáculo.

- O cenógrafo que inventa o cenário do palco; um lago, uma casinha, uma arvoré, é o que da vida e cor ao grande palco.

- O figurinista, que cria a roupa especial para cada personagem, com figurinos maravilhosos.

- O diretor, que vai pegar a peça do autor e orientar todo esse pessoal.

- O produtor, é a pessoa que vai arrumar patrocinio para tudo, já que a peça tem que estar pronta antes de começar a cobrar o ingresso.


Teatro é vida, luz, divertimento, sonhos, esperanças.


Parabéns a todos os atores, que fazem do palco a representação de vidas!



Recomende isto no Google



3 comentários:

  1. Oi, Marize!

    Que belas palavras, nesta postagem pelo 'Dia do Teatro'!

    Nós artistas, profissionais e amadores ficamos muito felizes por receber carinho, apoio e incentivo de uma pessoa tão especial como Marize Camara.

    Que nós não venhamos viver apenas hoje o 'Dia do Teatro & do Circo', e sim todos os dias do ano, para sempre; pois a vida é um grande espetáculo, sem ensaios, produção e textos para decorar.

    Mesmo na 'Hora do Planeta' a "Luz do Deus Vivo" iluminará todos os teatros, circos e cada uma de nossas vidas, eternamente.

    "No mundo teatral, sou ATEMPORAL!"

    Clemente.

    Cia. De Teatro Atemporal.

    ResponderExcluir
  2. Marize,

    Estamos muito felizes com o crescimento do 'Brasil Viagem'!

    Que este Blog seja simplesmente o melhor em uma 'viagem fantástica pelo nosso Brasil'!

    Parabéns e muitos beijos de nossa companhia!

    Clemente.

    Cia. De Teatro Atemporal.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clemente,

    Muito obrigada pelo elogio e comentários carinhosos.

    Fique com Deus!

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...