21 de janeiro - Dia Mundial da Religião

























No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional, foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.


A religião acompanha a história do homem desde a época mais remota. Independente da designação que receba, ela se baseia sempre em rituais praticados sozinho ou em grupo e na crença em uma força maior, para a qual são dedicados sentimentos de amor, confiança ou respeito.

Todos os grupos sociais no mundo inteiro têm suas religiões. O que elas costumam ter em comum é a fé em um ser superior, a intermediação de um sacerdote com essa força além da humana e um senso de comunidade, de conjunto.

A maioria das religiões são teístas, mas o budismo, por exemplo, é não-teísta. De qualquer forma, teístas ou não, todas são calcadas em valores éticos e em uma visão do mundo.

Religiões existem muitas e, de acordo com o seu próprio jeito de reverenciar uma divindade e de se posicionar no mundo, receberão nomes diferentes e seguidores próprios.

Vejamos algumas:

- o Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.

- o Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.
- o Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.

- o Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.

- o Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

- o Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.

O Brasil é o maior país católico do mundo, porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado, o Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.

No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.

A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.

Usemos este dia para refletir!



"Ganhe Dinheiro com seu Site"

6 comentários:

  1. Pase a saludarte y a leer tu entrada, muy buena como siempre.
    Besos.
    Fer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marize,

    O Blog Mosaicos do Sul está fazendo sua primeira promoção em comemoração ao aniversário de 6 meses. O Prêmio é o livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer. Passa lá e participa!

    Abraço,

    Cacau
    www.mosaicosdosul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigado pelo comentário no meu blog, amei muito. Seu Blog é maravilhoso! Estou a te seguir para ficar por dentro das novidades. Não esqueça de me visitar de vez em quando tá. Eu adicionei seu blog à minha lista de blog de viagem ". Você pode fazer o mesmo. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, boa noite!
    Obrigada pela visita e elogio.
    Volte sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Claúdia, parabéns pelos seis meses de seu blog. Obrigada por me convidar a participar da promoção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Phivos, boa noite!
    Obrigada pela visita e por seguir meu Blog e colocar na sua lista de blog de viagem. Com certeza colocarei seu link na lista de parcerias.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...