Jutaí - AM




















Jutaí - AM

Área Territorial: 69.551,86 km²
Distância à Capital: 749,23 Km

História da cidade:
O rio Jutaí, de cujo nome se originou o do município, até 1875, não havia despertado as preocupações dos estudiosos das coisas da província. Só naquele ano por determinação do Comendador Pimenta Bueno fez-lhe o reconhecimento.
Habitavam primitivamente a região, hoje compreendida no município de Jutaí, os índios Catuquinas, Marauás, Ariaceus e outros.
O povoamento da região do Jutaí só iniciou nas últimas décadas do século passado.
As origens de Jutaí remontam ao século XVII, quando o jesuíta Samuel Fritz fundou a Aldeia de Tefé. A região foi posteriormente objeto de disputa entre espanhóis e portugueses, consolidando estes. Em fins do século XIX chega a ter área de 500.000 Km².
Posteriormente, ocorreram vários desmembramentos, dando origem a novos municípios, entre os quais, em 1981, o de Fonte Boa.
Em 1928, este município torna-se sede de comarca.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, aproximadamente metade de seu território é desmembrado de Fonte Boa, passando a constituir um novo município, de Jutaí, abrangendo os subdistritos de Mutum e Curuena, e com sede em Boa Vista.
Em 11.04.1956, dá-se a instalação do município de Jutaí.

Festos e Eventos:

O primeiro semestre do ano é a época que reserva as principais manifestações culturais da cidade, movimentando o turismo local. Entre elas, merecem destaque a Festa do Padroeiro São José, em Março, e as celebrações pelo aniversário de Jutaí, no mês de Abril.

Durante os festejos juninos, são apresentadas quadrilhas e danças do cacetinho.

Na época natalina, há apresentações das pastorinhas, com cenas alusivas à vida de Cristo.


Turismo:
Os rios Jutaí e Mutum banham o município. Na sua parte superior correm impetuosamente nas suas margens as lindas palmeiras.

Riquezas Naturais:
As principais riquezas naturais do município são representadas pela fauna e flora. Na primeira, destacam-se peixes de várias espécies entre os quais é justo ressaltar o pirarucu e animais silvestres como: a queixada, o caititu, o veado e etc. Na segunda, destacam-se a seringueira e madeira de boa qualidade, como: o cedro, jacareúba, etc.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Jutaí para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...