Envira - AM





















Envira - AM

Área Territorial: 13.369,29 km²
Distância à Capital: 1.206,17 Km

História da cidade:
A denominação do município originou-se do rio Envira, principal afluente do Tarauacá.
Consta que entre os primitivos habitantes da região – Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros, havia uns índios anões cuja estatura de pouco mais de 1m e outros que eram dotados de um apêndice caudal, à semelhança dos símios.
A história do município de Envira pode ser descrita com a trajetória social e política de um povo de raízes nordestinas, com a participação de remanescentes indígenas e alguns imigrantes de outros locais dos determinantes da cultura popular, condicionante de muitos hábitos e costumes típicos das atividades de exploração do látex e do “status” que do regime de arrendamento predominante nos seringais.
Datam de meados do século XIX as penetrações pelo rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravantes dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o término da II Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória, dos conhecidos “soldados da borracha”, os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do rio Tarauacá, afluente do Juruá.
Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1920, entre os distritos do município de Eirunepé, figura o da Foz do Embira (Envira). Posteriormente esse distrito com os demais daquele município, com exceção do distrito sede, foram extintos.
Em 1955, pela Lei Estadual nº 96, foi criado o município de Envira, com território desmembrado dos municípios de Eirunepé e Carauari e constituído de um só distrito e René Levy é nomeado seu 1º prefeito.
Em 01.03.1956 instala-se o município, mas sua sede municipal, antes prevista para o local conhecido como “Aracati”, só é inaugurada em 31.01.1962, com a fundação oficial da cidade de Envira.

Aniversário da cidade: 31 de janeiro.

Festas e Eventos:

Festa do Aniversário da cidade em Janeiro.

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mês de Junho, onde são realizadas as novenas, arraial com barracas de comidas típicas e a procissão.
Turismo:
O município possui igarapés e lagos, para não falar no rio que lhe banha a sede em cujas águas podemos encontrar os mais belos matupás, salientando-se a Vitória-Régia, que sem dúvida alguma é um motivo de atração para quem visita a região.

Riquezas Naturais:
São bem importantes a flora e a fauna do município, principalmente a primeira, na qual sobressaem a seringueira e madeira de boa qualidade como: aguano e o cedro. Na segunda citam-se, por exemplo: onça, maracajá, queixada e capivara.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Envira para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!

Um comentário:

  1. gosto muuuuuuiiiito da cidade de envira ja estive lá duas vezes e adorei

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...