german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Breve História das Copas do Mundo de Futebol


O Brasil é a seleção que mais ganhou Copas do Mundo de futebol. Foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A Seleção Brasileira também foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, façanha essa que deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais.

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol, o maior evento do esporte mais popular do mundo.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA - Federation International Football Association.

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas copas seguintes, 1934 realizada na Itália e em 1938 realizada na França, a Itália ficou com os dois títulos, sendo a primeira Seleção a ser bicampeã. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã na cidade do Rio de Janeiro - RJ, teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

Em 1954, a Copa do Mundo foi realizada na Suíça, e a Seleção da Alemanha conquistou seu primeiro titulo.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela Seleção Brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a Seleção Brasileira conquistou pela segunda vez a taça.

A Copa do Mundo de 1966, oitava edição da competição, foi sediada na Inglaterra. Foi um ano de triunfo para os donos da casa, uma vez que a Seleção da Inglaterra venceu a final batendo a Alemanha Ocidental por 4 a 2, e conquistando assim o primeiro (e até agora único) título mundial dos ingleses.

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

A Copa do Mundo de 1974, décima edição da competição, foi sediada na Alemanha Ocidental. O capitão e melhor jogador alemão Franz Beckenbauer levantou a taça do segundo título da Alemanha Ocidental.

A Copa do Mundo de 1978, na sua 11ª edição, teve o seu campeonato ocorrido na Argentina.
No grupo de Brasil e Argentina o maior escândalo de todas as copas. O Brasil se recuperou da apatia da 1ª fase e venceu a forte seleção peruana por 3 x 1. A Argentina passou pela Polônia por 2 x 0. Em Rosário, Brasil e Argentina duelaram, 0 x 0. Um jogo nervoso, tenso, onde Coutinho escalou o jogador Chicão nítidamente para intimidar os argentinos com seu jogo duro e de marcação. Mas o placar de empate seria fatal para o Brasil. Na última rodada o Brasil venceu de forma brilhante a Polônia por 3 x 1. Com este resultado só restava à Argentina vencer o Peru por 4 gols de diferença! Uma vantagem imperdível, afinal, desde que Menoti se tornara técnico da Argentina a seleção alvi-celeste jamais havia vencido um jogo por mais de 3 gols. Porém o Peru, entrou em campo passeando, abriu mão do direito de jogar, e levou um vareio de 6 x 0. Frise-se que o goleiro peruano era argentino de nascimento, Quiroga, e que falhou bisonhamente em vários gols.
Ao Brasil restou vencer a Itália na decisão de 3º lugar com um golaço de Nelinho, onde a bola fez uma curva improvável e surpreendeu o super goleiro Dino Zoff.
Na grande final, Argentina 3 x 1 Países Baixos. Ainda que sob suspeita não dá para dizer que a Argentina não mereceu.
Foi a única edição da Copa, até esse momento, que o Brasil terminou sem ser derrotado e não foi campeão.
Cláudio Coutinho aprontou mais uma e utilizou um malabarismo linguístico já que os táticos não funcionaram: "O Brasil foi o campeão moral deste certame". Só que o real, foi a Argentina!

A Copa do Mundo de 1982 foi a 12ª edição, disputa realizada na Espanha, onde a Itália sagrava-se tricampeã, igualando-se ao Brasil, que foi brilhante, mas não levou o título.

A Copa do Mundo de 1986 seria disputada na Colômbia. Porém, os graves problemas econômicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil, mas o Governo de José Sarney recusou. Então a Copa foi aceita pelo México, que foi escolhido para sediar o mundial mais uma vez.
A Seleção a levar o título foi a Argentina e desta vez, ao contrário de 1978, sem contestações.

A Copa do Mundo de 1990 foi a 14ª edição e a Itália, dona da casa, era a grande favorita ao título.
A Seleção Brasileira, dividida por brigas internas, foi precocemente eliminada. Foi a pior campanha brasileira desde 1966.
A Seleção de Camarões foi a grande surpresa do mundial, liderada pelo experiente Roger Milla, mas o título ficou com a Alemanha que conquistou o seu tricampeonato.

A Copa do Mundo de 1994 foi sediada nos Estados Unidos, apesar da pouca tradição do futebol no país. A Copa de 1994 bateu todos os recordes de público, mantidos até hoje.
A final, entre Brasil e Itália, entrou para a história por dois motivos: Primeiro, por fazer surgir a primeira seleção a conquistar o quarto título mundial (ambos os países já tinham ganho três mundiais). Segundo, porque foi a primeira vez que a final de uma Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória do Brasil veio após uma defesa do goleiro Taffarel e um chute para fora dos italianos Roberto Baggio e Franco Baresi.
O grande destaque da copa foi o artilheiro Romário, que com seus cinco gols e assistências perfeitas, como aquela em que deu à Bebeto contra os EUA, foi o principal nome brasileiro na Copa.
O Brasil recuperava a coroa após 24 anos em jejum e conquistava assim o inédito quarto título da copa do mundo.

A Copa do Mundo de 1998 foi, pela segunda vez na história do torneio, realizada na França. A Seleção Francesa de Futebol, após duas tentativas frustradas de chegar à fase final das Copas de 1990 e 1994, disputaria o torneio sob desconfiança, mesmo jogando em casa, e sagrou-se pela primeira vez campeã mundial, ao vencer a Seleção Brasileira de Futebol por 3 a 0 na final.
A final causa polêmica até hoje. A Seleção Brasileira entrou em campo apática após a convulsão de Ronaldo, que mesmo assim foi escalado por Zagallo. A França bateu o Brasil por 3 a 0, com uma grande atuação de Zidane, que marcou dois gols na decisão.
A Seleção da França garantiu, então, seu primeiro título mundial.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.

Na Copa do Mundo de 2006, pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede.
O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul sediou o evento e a Espanha conquistou pela primeira vez o título mundial com uma vitória tão sofrida quanto merecida sobre a Holanda, graças a um gol de Andrés Iniesta no fim do segundo tempo da prorrogação.

Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.


Ver também:
Espanha campeã da Copa do Mundo 2010

9 comentários:

  1. PARABENS PENTA CAMPEAO E PROXIMO HEXA!!!
    (UMA ARGENTINA COM UM PEDACINHO DO CORACAO NO BRASIL, SHHHHH, NAO FALAR CON ARGENTINOS DISSO!!!) JAJAJAJAAJ

    ResponderExcluir
  2. .

    Tudo é festa, só me espanta
    o estouro do champanhe...

    silvioafonso.


    .

    ResponderExcluir
  3. .

    Bem-humorado, inteligente e
    certeiro como a flecha de Robin
    Hood. Assim eu vi o seu comentário
    em nossa página.

    silvioafonso.



    .

    ResponderExcluir
  4. Oi Marise. Vim retribuir a visita e o carinho.
    Bjim volte sempre
    Estarei contigo aqui tb

    ResponderExcluir
  5. Impressiona a variedade do seu blog, Marize!
    Muito bem cuidado, de bom gosto e o comentário sobre futebol é digno de um Armando Nogueira!
    E a dona é uma linda mulher!

    Carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir
  6. iNTENSAMENTE LINDO brazil!I love you so much,why you is the best!by:Larah dayanne..

    ResponderExcluir
  7. Bela Marize,

    Estamos passando para dizer que jamais esquecemos de você e que você vai continuar morando SEMPRE no coração da Cia. Atemporal!

    FELIZ NATAL! FELIZ 2015!

    É o que deseja a sua Cia. De Teatro Atemporal!

    Te amamos!

    Clemente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...