german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Gripe Suina - Vírus INFLUENZA A (H1N1) - Segunda etapa de Vacinação

Começa dia 22 de março e vai até o dia 02 de abril de 2010, a segunda etapa de vacinação contra a Gripe Suina, atente na tabela os grupos a serem vacinados neste período.



*Doentes crônicos:
*Confira aqui as doenças crônicas para vacinação.

Fonte:
http://portal.saude.gov.br

2ª etapa de vacinação de 22/03 a 02/04/2010:

A segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra gripe pandêmica começa nesta segunda-feira (22). Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina. O público-alvo esperado é de cerca de 20,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessas pessoas. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por divulgar os locais e os horários de vacinação. Em todo o país, são mais de 36 mil salas de imunização.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos (veja lista abaixo). Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. "Optamos por não burocratizar o processo de vacinação. Confiamos no bom senso dos cidadãos. Aquele que se vacinar e estiver fora do grupo de risco deve saber que está tirando uma dose de alguém que realmente precisa", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna. Na dúvida, as pessoas devem procurar o médico mais próximo ou de sua confiança para receber orientações.
Os idosos que integram esse grupo devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Fonte:
http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/




As crianças de 6 meses a menores de 2 anos, receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA - Aqueles que quiserem receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), no hotsite especial do governo federal (www.vacinacaoinfluenza.com.br) Todas as peças da campanha, incluindo vídeos, materiais gráficos e áudio para rádio, estão disponíveis no hotsite e no portal do Ministério.
Fonte:
http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/

Não deixe de se vacinar.
Quanto mais prevenção, mais proteção!


Atenção:

MS prorroga segunda etapa da campanha de vacinação


Gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e doentes crônicos podem ser vacinados até 23 de abril, juntamente com jovens de 20 a 29 anos

O Ministério da Saúde irá prorrogar a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a gripe H1N1 até o dia 23 de abril. Em virtude do feriado desta sexta-feira (2), a segunda etapa, que terminaria amanhã, deverá continuar ao longo da próxima fase, que começa na segunda-feira (5), e imunizará também os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos.



Observação importante:

O Blog está apenas ALERTANDO sobre a DATA DE VACINAÇÃO.

Dúvidas, questionamento, reclamações, insatisfação e outros, a pessoa tem que se dirigir ao orgão competente, o endereço do site é:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/


Veja também:
Início da campanha de vacinação: 08/03 a 19/03/2010
Terceira etapa de vacinação 05/03 a 23/04/2010
Quarta etapa de vacinação 24/04 a 21/05/2010


41 comentários:

  1. Mas as crianças acima de 2 anos e pessoas abaixo de 20!!!???!!! não irá se vascinar?
    Tenho um bebe de 7 meses e uma filha de 4 anos, sendo assim, eu, meu marido, meu bebe, iremos nos vascinar e ficará apenas minha filha de 4 anos sem prevenção?

    ResponderExcluir
  2. Sandra Leite08/03/2010, 17:05

    Gostaria de um esclarecimento por favor, tenho um bebê de 2 meses, ele não irá sera imunizado de acordo c/ a tabela de vacinação, ele ficará desprotegido????
    E também a pegunta se estende p/ o meu marido que tem mais de 39 anos de idade, ele tem 41 anos, não será vacinado???
    E também um filho de 14 anos, que pela tabela não será vacinado???
    Como eles ficaram, pro que estas faixas etárias não vão tomar a vacina, e o risco como fica????

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiani e Sandra.

    Compreendo perfeitamente a preocupação de vocês, porém, lamento não poder ajudá-las, pois aqui é somente uma postagem para lembrar do calendário da vacinação da gripe suina, nada mais.
    Caso vocês queiram saber detalhes da campanha sobre a vacinação, acessem o orgão governamental, lá encontraram respostas para suas dúvidas, o site do Ministério da Saúde, o endereço é: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/
    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Marize

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante história. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Por favor me esclareça uma duvida,

    As pessoas que estão fora das faixas etárias e que não vão tomar essa vacina, os riscos é zero pra que o vírus se manifeste? Ou é porque o governo não tem dinheiro suficiente para vacinar toda população brasileira?

    Grato,
    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  6. Caro Paulo Henrique,

    Como expliquei acima, aqui é somente uma postagem que o Blog está fazendo para ALERTAR sobre a DATA DA VACINAÇÃO.

    Dúvidas, questionamento, reclamações, insatisfação e outros, a pessoa tem que se dirigir ao orgão competente, o endereço do site é:
    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/

    Abçs,

    Marize

    ResponderExcluir
  7. Prezado Paulo Henrique,

    A estratégia para enfrentar a segunda onda da Influenza H1N1 não é vacinar toda a população, para conter o vírus. Isso porque não é mais possível conter esta doença. Por isso, a prioridade é vacinar pessoas que façam parte do grupo de risco. Ou seja, pessoas que correm mais riscos de desenvolver a forma grave da Influenza H1N1. Além disso, diversos países precisaram comprar vacina. E a indústria não consegue acompanhar a demanda. Principalmente pelo tempo de demora na fabricação da mesma. O Ministério da Saúde do Brasil comprou vacina suficiente para atender aos grupos prioritários. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e também com a disponibilidade de vacina, outros grupos poderão ser vacinados.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Sandra,

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacina não é eficaz em crianças menores de 6 meses. por tanto seu filho não poderá ser imunizado. aconselhamos a tomar todos os cuidados para evitar que seu seja contaminado pela Influenza H1N1.
    As pessoas com idade entre 2 e 19 anos e 40 e 59 anos não estão no grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença e por isso não serão vacinados. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e também com a disponibilidade de vacina, outros grupos poderão ser vacinados.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida! ...infelizmente é nisso que acredito: (veja no meu blog, no link abaixo)

    http://ruizmeire.blogspot.com/2010/03/imunidade-juridica-para-os-fabricantes.html

    Beijos, fique com Deus.
    (Não precisa publicar se não quiser, mas me dê sua opnião, por favor Marize...)

    ResponderExcluir
  10. trabalho na área de saúde na funçao de téc. de enfermagem em clínica de hemodiálise,segundo informações nós naõ receberemos a vacina,gostaria de saber por que? Se o setor que trablho é de risco e lhe damos direto com pacientes.

    ResponderExcluir
  11. Olá Meire Ruiz,

    O Blog está apenas ALERTANDO sobre a DATA DE VACINAÇÃO, não entrando no mérito da questão.

    Dúvidas, questionamento, reclamações, insatisfação e outros, a pessoa tem que se dirigir ao orgão competente, o endereço do site é:

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/

    Fique com Deus!

    Abçs,

    Marize

    ResponderExcluir
  12. Olá Paula,

    Aconselho entrar em contato diretamente com o orgão competente, veja no site as dúvidas frequentes e mande um email com sua pergunta, informando sua idade e lugar onde trabalha, com certeza terá uma resposta, pois aqui é somente uma postagem para LEMBRAR da DATA DE VACINAÇÃO.

    Vá no endereço:

    http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/duvidas_influenza.asp

    Espero ter ajudado.

    Abçs,

    Marize

    ResponderExcluir
  13. Vou correndo me vacinar, tenho horror de porco rsrsrs. Obrigada pelo aviso, muito bom!
    bjs.

    ResponderExcluir
  14. Prezada Tatiani,
    O seu bebê está no grupo de risco é deve ser vacinado, você pode levar seu filho a partir de hoje (22/03) até o dia 2 de abril no posto de vacinação próximo à sua casa para que seja imunizado contra a Influenza H1N1. As crianças maiores de 2 anos não serão vacinadas pois não fazem parte do grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença.Aconselhamos a tomar todos os cuidadas de prevenção para livrar seu filho de 4 anos de uma possível contaminação.

    ResponderExcluir
  15. minha filha de 3 anos tem renite, sinusite e adenóide ela irá se vacinar? gostaria muito de saber

    ResponderExcluir
  16. Ministério da Saúde26/03/2010, 16:41

    Prezado Bira,

    A rinite não está inclusa nas doenças crônicas pulmonares. Fazem parte desse grupo apenas:
    a) portadores de doenças respiratórias crônica desde a infância (ex: fibrose cística, displasia broncopulmonar),
    b) indivíduos asmáticos (portadores das formas graves, conforme definições do protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)
    c) indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex: distrofia neuromuscular);
    d) pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
    e) outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, sequelas de tuberculose, pneumoconioses).

    Foram consideradas as doenças que oferecem maior risco. No entanto, como o rol de doenças crônicas é muito abrangente, a recomendação do Ministério da Saúde é que você procure um médico, para que ele possa avaliar se ela deve ser vacinada ou não.

    ResponderExcluir
  17. Oi amada,
    Aplaudo tua iniciativa, estamos aqui também para informar. Parabéns.
    Ah...tem uma votação de melhor poema (meu né)
    vai lá no Gavetas e sinta-se a vontade pra votar.
    Bju n'alma.

    ResponderExcluir
  18. viu eu tenho 15 anos eu ñ tomo a vacina ? o coisinha mau explicada !!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Olá Diogo Pagotti,

    Como disse no final do post, O Blog está apenas ALERTANDO sobre a DATA DE VACINAÇÃO.

    Dúvidas, questionamento, reclamações, insatisfação e outros, a pessoa tem que se dirigir ao orgão competente, o endereço do site é:

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/

    De antemão te informo que com sua idade, 15 anos, não consta para a vacinação, leia mais detalhes no portal do Ministério da Saúde, ok

    Abçs

    ResponderExcluir
  20. Bom dia .. queria saber se os postos de vacinação está sendo tbm nos finais de semana ou só no dia da semana... tem gente falando que só funciona na semana a vacinação ...

    ResponderExcluir
  21. Olá Wando,

    Os Postos de Vacinação vão funcionar neste sábado dia 10/04/2010.

    http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/index.asp

    ResponderExcluir
  22. Olá gostaria de saber se a vacinação de final de semana se estendeu ou somente de semana.

    ResponderExcluir
  23. TENHO DOIS FILHOS UMA MENINA DE 7 ANOS E O MENINO DE 14 ELES FICARÃO SEM TOMAR A VACINA?????OU TEM ALGUM LUGAR QUE EU POSSA DAR A VACINA ME ESCLARESSA POR FAVOR EU QUERO IMUNIZAR ELES TAMBEM...QUERO PROTEGER ELES TAMBEM. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  24. Olá... minha filha tomou a primeira dose da vacina h1n1 e hoje 23/04 esta fazendo 30 dias, terá que tomar a segunda dose, mas ela ésta gripadinha, com tosse e coriza, tem algum problema dela tomar assim ? Caso ela não tome hoje (30 dias) tem algum prazo pra ela tomar essa segunda dose até quantos dias ? Será que tem algum problema se passar da data, o efeito é o mesmo ?

    ResponderExcluir
  25. Olá Sá,

    Por favor informa-se para saber se na sua região os Postos de Vacinação funcionará aos sábados, através do telefone
    Disque saúde 0800 61 1997
    Ministério da Saúde

    Informo ainda que, Gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas portadores de doenças crônicas que ainda não se vacinaram contra a
    Influenza H1N1 poderão ir aos postos de vacinação até o final da campanha.
    Não esqueça de levar a caderneta de vacinação. FAÇA A SUA PARTE.

    ResponderExcluir
  26. Olá Paula,

    Aconselho entrar em contato diretamente com o orgão competente, veja no site as dúvidas frequentes e mande um email com sua pergunta, com certeza terá uma resposta, pois aqui é somente uma postagem para LEMBRAR da DATA DE VACINAÇÃO.

    Vá no endereço:

    http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/duvidas_influenza.asp

    Espero ter ajudado.

    Abçs,

    Marize

    ResponderExcluir
  27. Olá (Anônimo)

    Informo que, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas portadores de doenças crônicas que ainda não se vacinaram contra a
    Influenza H1N1 poderão ir aos postos de vacinação até o final da campanha.
    Não esqueça de levar a caderneta de vacinação. FAÇA A SUA PARTE.

    Portanto, você poderá levar sua filha a qualquer momento, até o final da campanha.

    Assim que estiver curada da gripe, leve-a para tomar a segunda dose da vacina.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Eu tenho diarréia crônica, gostaria de saber se eu posso tomar a vacina
    H1N1. Tenho 41 anos.Muito obrigada!!

    Rosemeire

    ResponderExcluir
  29. Olá Rosemeire,

    Confira as doenças crônicas para vacinação através do endereço:

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33905&janela=1

    Para obter mais informações ligue para:
    Disque saúde 0800 61 1997

    ResponderExcluir
  30. Tatiani,
    A população saudável com idade entre 2 e 19 anos não fazem parte do grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença, e por isso, não serão vacinadas. O público-alvo foi definido dentre as pessoas que correm maior risco de desenvolver uma forma mais grave da doença. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e com a disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados.

    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  31. Sandra Leite,

    Crianças com menos de seis meses não podem ser vacinadas contra Influenza H1N1. Nem mesmo em clínicas particulares. Não há estudos que demonstrem eficácia nesta idade e pode haver maior risco de eventos adversos causados pela vacina.

    A população saudável com idade entre 2 e 19 anos e 40 a 59 anos não fazem parte do grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença, e por isso, não serão vacinadas. O público-alvo foi definido dentre as pessoas que correm maior risco de desenvolver uma forma mais grave da doença. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e com a disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados.


    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  32. Paulo Henrique,
    A estratégia para enfrentar a segunda onda da Influenza H1N1 não é vacinar toda a população, para conter o vírus. Isso porque não é mais possível conter esta doença. Por isso, a prioridade é vacinar pessoas que façam parte do grupo de risco. Ou seja, pessoas que correm mais riscos de desenvolver a forma grave da Influenza H1N1. Além disso, diversos países precisaram comprar vacina. E a indústria não consegue acompanhar a demanda. Principalmente pelo tempo de demora na fabricação da mesma. O Ministério da Saúde do Brasil comprou vacina suficiente para atender aos grupos prioritários. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e também com a disponibilidade de vacina, outros grupos poderão ser vacinados.

    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  33. Paula,
    Os trabalhadores de saúde que serão vacinados são aqueles que possam ter contato direto com pacientes com sintomas da Influenza H1N1. A definição específica dos profissionais a serem vacinados será realizada por cada Secretaria Estadual de Saúde, assim como a estratégia de como será aplicada a imunização.

    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  34. AlziJesus,
    Parabéns pela sua atitude. Dessa maneira, você está ajudando o Brasil na luta contra a Influenza H1N1. O Ministério da Saúde está tomando todas as providência para impedir o avanço da Influenza H1N1 no Brasil, mas para isso é preciso a compreensão e ajuda de todos.

    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  35. diogopagotti,
    A população saudável com idade entre 2 e 19 anos não fazem parte do grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença, e por isso, não serão vacinadas. O público-alvo foi definido dentre as pessoas que correm maior risco de desenvolver uma forma mais grave da doença. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e com a disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados.

    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  36. Rosemeire,
    Neste caso a orientação do Ministério da Saúde é que você procure um médico para que ele possa definir se você deve ou não tomar a vacina.
    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    Tenho 31 anos, mas não tenho mais a caderneta de vacinação. Poderei ser vacinado?

    Grato

    Alessandro

    ResponderExcluir
  38. oi tenho 30 anos e tenho rinite ,sinosite e adenaite .posso tomar a vacina ?

    ResponderExcluir
  39. Anônimo,
    A campanha de vacinação contra a influenza H1N1 terminou na última quarta-feira, 2 de junho. Porém, mesmo com o fim da campanha, a vacinação será reforçada em estados e municípios que não atingiram a meta. Compareça ao posto de saúde com seu documento de identidade. Na unidade de saúde ganhará um novo cartão de vacinas.

    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  40. Anônimo,
    Como o grupo de risco é abrangente e depende também do estado clínico da pessoa, a orientação do Ministério da Saúde é que você procure seu médico, para que o próprio médico possa definir se você faz ou não parte do grupo de risco.



    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...