german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

26 de janeiro, Dia da Gula



Hoje, 26 de janeiro, é o Dia da Gula, um dos sete pecados capitais segundo a Bíblia, e que anda um pouco esquecido. E um caminho para obesidade, conforme os médicos.

Gula, pecado ou mero prazer?

Explicações existem muitas e de fontes diferentes. O fato é que a gula, que hoje é homenageada pelos calendários, só virou preocupação social no século IV. Ao contrário do que se acredita, Adão, Noé, Abraão e o próprio Messias não faziam nem idéia do que ela representava. Sua fama como pecado foi posta pelo papa Gregório, o Grande. Conforme os historiadores, o culto aos prazeres da boa mesa era combatido para evitar a fome em massa e o paganismo.

Freud, criador da psicanálise, concluiu que a vontade de comer e o desejo por sexo são controlados pelo mesmo comando cerebral. Então o impulso nervoso que ativa a fome seria o mesmo que desperta a libido.

Os médicos explicam que a gula é um distúrbio comportamental, uma falta de controle, e não uma doença. Na verdade, está ligada à satisfação oral. Indivíduos que a apresentam sentem prazer quando terminam de comer.

Atualmente, o prazer de comer é exaltado e valorizado, ora é considerado uma agressão ao organismo. Definir a gula por si só é fácil, o complicado é classificá-la.

A gula ligada à obesidade é um problema social novo, do século XX. No entanto, aparece em países com muitas quantidade e variedades de alimentação, onde os olhos comem mais que a própria vontade de se alimentar, ou seja, come-se mais do que se deve comer. A gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por, comida, bebida ou intoxicantes.

Na psiquiatria, a gula recebe outro nome: Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP). Quem tem a doença come tanto que chega a sentir dores físicas e, claro, não consegue gastar as calorias absorvidas. O TCAP não possui uma causa única. Geralmente é multifatorial.: estresse, ansiedade e depressão podem causá-lo. O distúrbio pode ter evoluções diferentes. A compulsividade alimentar pode resultar na obesidade mórbida. Se o paciente apresenta vômitos, usa laxantes ou diuréticos, uma bulimia nervosa passa a ser considerada. Se há perda de peso em excesso, a anorexia se configura. Os problemas alimentares são muito próximos, com relações e tratamentos similares.

A gula é, portanto, um importante sinalizador que avalia o momento que a pessoa está vivendo e o que precisa ser transformado, mudado ou substituído.

Sintetizando, a gula é um comportamento compulsivo onde existe uma insatisfação total e irrestrita consigo mesmo e a tentativa de encontrar um remédio para esta angústia, desencadeia sentimentos de frustração e ansiedade que se aplacam com o avassalador ataque ao seu objeto de "prazer".

Frase para reflexão:

"O que alimenta o corpo não é a quantidade de comida, o que ultrapassa é GULA."
Marize Camara



"Ganhe Dinheiro com seu Site"

2 comentários:

  1. Hola amiga,
    Interesantisima lección.
    Sinceramente, me a gustado mucho.
    Besos.
    Fer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, boa noite!
    Muito obrigada pelo comentário.
    Também achei interessante por ter calendário, na data de hoje, para a Gula, o assunto é extremamente delicado e tem que ser abordado com muito cuidado.
    Beijos,
    Marize

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...