german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Juruá - AM























Juruá - AM

Área Territorial: 19.400,42 km²
Distância à Capital: 671,82 Km

História da cidade:
Habitavam primitivamente a região, hoje território do município de Juruá, os índios Meneruás, Maranás, Canamaris, Catuquinas, Catauixis e outros.
A denominação do município provem do rio de igual nome, que corta o município de um extremo a outro na direção Sul-Norte. O vocábulo Juruá vem de Iuruá que significa em guarani “rio de boca larga”.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, partes contíguas dos territórios de Carauari e de Tefé são desmembradas e passa a constituir o novo município de Juruá, com sede na localidade que até então se chamava Paranaguá do Norte que é elevada a Vila com o nome de Juruá.
Em 31.01.1956, foi instalado o município de Juruá, sendo seu primeiro Prefeito João de Amorim Litaiff, nomeado pelo Governador do estado.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, Juruá perde parte de seu território em favor do novo município de Tamaniquá.


Festas e Eventos:





















Paróquia N.S. de Fátima: Entre os eventos de maior expressão no calendário cultural do município, destacam-se os festejos da santa padroeira de Juruá, Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio.

Festa da Soltura de Quelônios, primeira quinzena de agosto.

Turismo:
O Rio Juruá, que dá nome à cidade, proporciona várias áreas de lazer em suas praias de areia branca.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Juruá para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!

2 comentários:

  1. achei muito legal vcs postarem fotos e falarem de nossa cidades adorei muito bem

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...