german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Japurá - AM





















Japurá - AM

Área Territorial: 55.791,48 km²
Distância à Capital: 743,46 Km

História da cidade:
O município Japurá é atravessado de um estremo a outro, pelo rio Japurá, afluente do rio Solimões, um dos mais importantes do estado. O rio Juruá apresenta uma largura de 2 Km. Suas águas são límpidas, contrastando com as do Solimões, que são barrentas.
O Japurá, principal via de acesso ao município ao que empresta o nome, foi dos primeiros rios amazonenses a ser penetrado.
A história do município remonta ao período de 1764-68, quando são fundadas na região, por Tinoco Valente, as aldeias de São Matias, Santo Antônio do Mapiri e São Joaquim do Macapiri.
O Japurá foi outrora habitado por numerosas tribos de índios, estando hoje quase deserto.
Em 1775, pacificação dos índios Muras.
Em 1790, consolidação do domínio português sobre o território.
Em 1864, o Presidente do Amazonas, Dr. Adolfo Barros Cavalcante de Lacerda, dizia que a vista do que tinha sido, o Japurá estava lamentavelmente despovoado. Da foz deste rio à Boca do Apaporis, existiam doze choupanas com 70 índios contando-se entre ele muitos Miranhas.
Não se via mais um Passé ou Xomanas; apenas se notavam algumas relíquias das nações Jury e Cueretu.
Em 01.12.1935, pela Lei Estadual nº 176, o município de Tefé – do qual já haviam sido desmembrados São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé) e Xibauá (atual Carauari) – tem sua estrutura administrativa definida com três distritos: Tefé, Caiçara e Maraã.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Maraã e Japurá.
Em 25.01.1956, o município de Juruá foi instalado, sendo seu primeiro Prefeito Elpídio Freire de Correia Lima, nomeado Governador do estado.
Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 5.449, Japurá é enquadrada como “Área de Segurança Nacional”.
Em 10.12.1981, pela Emenda à Colômbia, em favor do novo município de Bittencourt.

Festas e Eventos:
A celebração da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Aparecida, 12 de outubro, é a manifestação cultural de maior importância para a população. A festa é organizada pela Igreja Católica e envolve a realização de brincadeiras, arraial com barracas de comidas típicas e concursos. A procissão é realizada no encerramento das festividades.

Turismo:
O rio Japurá, que corta o município de um extremo a outro, despejando suas águas límpidas e cristalinas nas águas barrentas do rio Solimões. O rio Solimões com suas lindas ilhas e lindas praias de areias alvas.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Japurá para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!

5 comentários:

  1. está tudo certo,pois quem fala aqui é um morador de Japurá minha cidade querida
    quem ainda não visitou visite!
    tenho certeza que não se arrependerá
    Michel angelo-Japurá-vila bittencourt_AM

    ResponderExcluir
  2. Oi Michel, que bom pelo seu comentário, principalmente por ser morador de Japurá, pode afirmar o que foi postado.
    Se tiver vontade de mandar fotos de sua cidade, mande para o meu email que verificarei e publicarei aqui. Quanto mais fotos mais bonita fica a publicação. Será uma ajuda e tanto.
    Muito obrigada, volte sempre, fique com Deus e desejo um Feliz Natal para você e seus famiiares!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oi eu sou o messias filho de manaus que si apaichonou par uma bela cidade japura terra de pessoas feliz venha ak para ver as belesas de nossa terra ,linda praias boms banhos um lindo pordo sol uma cidade que desenvouvel muito em poucos dias

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de conhecer Japurá. Já fui até Tefé... Quem sabwe no próximo ano. La´tenho meu amigo padre Cândido a quem tenho grande admiração...
    Que Deus abençoe a todos
    Pe. Toninho - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou estudante de gastronomia e gostaria de saber as comidas típicas da região de Japurá. Quem puder responder por aqui mesmo já ajuda bastante. Obrigado!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...