german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Humaitá - AM




















Humaitá - AM


Área Territorial: 33.071,67 km²
Distância à Capital: 591,03 Km

História da cidade:
Os primeiros habitantes do lugar foram os índios que viviam em economia de subsistência. Suas principais atividades eram a caça, a pesca, o extrativismo e a agricultura familiar. As principais etnias viviam às margens do Rio Maici (Torá) Rio Marmelo (Tenharim) e Rio Madeira (Parintintin, Pama, Arara e Mura). O comerciante José Francisco Monteiro foi um dos primeiros colonizadores que em busca de riquezas, se interessou em ficar definitivamente na região. Ele chegou em 15 de maio de 1869 e instalou-se num lugar chamado Pasto Grande onde era a Sede da Freguesia de São Francisco, no Rio Preto, próximo à atual cidade, mas devido a ataques constantes dos índios, em 1888, a sede da Freguesia foi transferida, pelo comendador (lei nº 790 de 13 de novembro de 1888), para o lugar onde hoje está a cidade de Humaitá, com o nome Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Beem de Humaitá. Francisco Monteiro é considerado o fundador de Humaitá. Em 1890 foi criado o Município de Humaitá (decreto º 31 de 04 de fevereiro de 1890), com terras desmembradas do município de Manicoré. De acordo com o Decreto nº 95-A de 10 de abril de 1891, foi criada a Comarca de Humaitá. Em outubro de 1894, Humaitá é elevada à categoria de cidade.

Significado do nome: O nome Humaitá significa pedra preta.

Festas e Eventos:

Aniversário da Cidade, 15 de maio. Em comemoração a data máxima do município são realizadas programações cívicas e populares com bailes abrindo as festividades, desfiles cívicos e apresentações folclóricas.
Local: Praça Benjamin

Festival Folclórico, junho. Apresentação de vários grupos folclóricos, lendas e músicas retratando a cultura popular.
Local: Estádio Frederico Monteiro

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, dezembro. Procissão, romarias, missas e consagração a Nossa Senhora, fazem parte da programação deste evento religioso.
Local: Praça Principal

Principais Pontos Turísticos:


















Rio Madeira:


Afluente da Margem direita do Rio Amazonas, é um dos vinte maiores do mundo e o terceiro rio do país em extensão. Banha algumas regiões mais férteis do Brasil. Possui 3.370 km de extensão e largura média de 2 a 8 km, percorrendo os Estados de Rondônia e Amazonas. É propício à pesca, o que o torna importante fonte de alimento para a população da região. Tem também grande potencial hidráulico e apresenta em seu curso superior, muitas cachoeiras.

Rio Marmelos:
Afluente da margem esquerda do Rio Madeira, é um rio largo, de águas pretas, cujas margens apresentam vegetação de floresta tropical. Na época da seca, oferece praias de areia branca, intercaladas por blocos de rochas e ilhas. No períoso da chuva, a água invade a floresta, formando extensos igapós, que deixam aparecer somente as copas das árvores. É propiício à pesca.

Igarapé Maiei:
Rio que divide o Município de Humaitá, do Estado de Rondônia.

Rio Maici:
Rio formador do Rio Marmelos, é estreito e profundo. É cercado de centenas de castanheiras. Possui uma ponte que o cruza na rodovia Transamazônica. No verão, formam-se pequenas praias que servem de locais para habitação.






















Lago do Uruapeara:

Uma das belezas naturais que compõem a bacia hidrográfica do município.




















Igreja de Nossa Senhora da Conceição:


A Igreja Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Humaitá, foi inaugurada em 1876, ás margens do Rio Madeira, foi erguida como uma simples capela e dentro permanecia descansando bela e graciosa a imagem da Virgem Maria.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi elevada a categoria de Catedral em 1961.



















Em 1965 a torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi modificada (reformada), para nela ser colocado um relógio vindo da Itália como donativo da Paróquia de Sincromigno Luca.


Como ponto de atração turística do patrimônio histórico turístico de Humaitá, destacam-se os casarões antigos (1876), e o belíssimo lustre de porcelana, francês, pintado a mão.




Ajude a enriquecer o blog, envie informações e fotos de Alvarães para serem inseridas nessa página. Deixe seu comentário sobre sua cidade. Muito obrigada!




4 comentários:

  1. B ela imagem da cidade de Humaíta,precisa é que os governantes olhem mais pela limpeza,das ruas,lotes baldios,pintura nos imoveis cuidar melhor da saúide e educação do municipio. Os vereadores precisam ajudar e votar em leis que ajudam a melhorar o muncipio, não tirar fotos doando bicicletas,sacolão e outros isso não traz votos ......

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde!
    Obrigada pelo comentário.
    Fica ai regitrado seu pedido para que olhem mais pelo município, que concordo plenamente, pois uma cidade limpa e bem cuidada, tras mais trabalho para os moradores e mais turismo para a cidade.
    Feliz 2010 para vc!
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. oi sou Alcenor moro aqui em Humaita am, e tenho muitas fotos da cidade tanto antigo como novas tenho foto de 1892, 1904, 1942, 1960 até dias de hoje

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei impressionada com a beleza da cidade! Vale a pena conferir e espero voltar em breve!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...