german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Canutama - AM























Canutama - AM

Área Territorial: 29.819,63 km²
Distância à Capital: 615 km

História da cidade:
Canutama denominou-se nos seus primórdios Nova Colônia de Bela Vista. Foi fundada por volta do ano de 1874, por Manuel Urbano da Encarnação.
A denominação Canutama “procede, segundo antigos habitantes, do fato de um índio de Tapauá vir com outros à viração de tartarugas e tracajás, e ai ter cortado o pé, exclamando: Canutama, Canutama, que tem por significado, pé cortado”.
Em 26.05.1879, a Lei nº 436, institui o povoado de Nova Colônia de Bela Vista, sob a invocação de Nossa Senhora de Nazaré.
Em 22.10.1891, pela Lei nº 22, o povoado de Nossa Senhora de Nazaré, foi elevado a vila, com sede no Lugar de Canutama. O município, formou-se, então, por efeito da mesma lei, com território desmembrado do de Lábrea e com a denominação de Vila de Nossa Senhora de Nazaré compreendendo de um só distrito.
Em 03.09.1892, deu-se a instalação do município e do termo judiciário.
Em 1895, foi criada a Comarca de Canutama.
Em 1896 com território desmembrado do município de Lábrea, é criado o atual município de Canutama.
Na divisão administrativa de 1911, figura Canutama com oito distritos: Canutama, Abufari, Arimã, Caratiá, Itatuba, Nova Colônia, Nova Olinda e Tapauá.
Nos quadros da apuração do recenseamento de 1920, tem o mesmo número de distritos. Apenas alguns mudaram de nome, são os seguintes: Canutama, Assaituba, Itatuba, Nova Experiência, Nova Olinda, Paxiuba, Porto Alegre e Tambaqui.
Em 05.11.1921, pela Lei nº 1.126, suprimiu a Comarca de Canutama, cujo termo voltou a subordinar-se à Comarca de Lábrea.
Em 28.11.1930, pelo Ato Estadual nº 45, o município de Canutama foi suprido.
Em 06.02.1931, pelo Ato nº 234, deu-se o seu restabelecimento do Município de Canutama.
Em 1933, na sua divisão administrativa e territorial, o município de Canutama figura com um só distrito o de igual nome (Canutama).
Em 31.03.1938, pelo Decreto Estadual nº 69, a sede municipal foi elevada à Cidade.
Na divisão territorial fixada pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.186, de 31 de dezembro de 1943, para vigorar no qüinqüênio 1944-48, Canutama figura com mais um distrito, o de Boca do Pauini, criado com parte do território desmembrado do município de Lábrea;
Comarca de Canutama foi restaurada pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.186, acima citado.
Em 1944, de acordo com o Decreto-Lei Federal nº 6.550, o município de Canutama readquiriu para o distrito de igual nome parte do de Lábrea e perdeu o território do extinto Distrito de Boca do Pauini, que foi anexado ao distrito sede do município de Lábrea.
Em 1955, de acordo com a Lei Estadual nº 96, perdeu o distrito de Boca do Tapauá, cujo território passou a constituir o novo município de Tapauá.

Significado do Nome:

O nome vem da junção dos termos Canaã (considerada a Terra Santa) e Têtâma (que significa região), obtendo-se assim terra santa.

Aniversário da Cidade:
10 de Outubro

Festas e Eventos:

Festa do Padroeiro São João Batista, 24 de junho.
Festa do Aniversário da cidade, 10 de outubro.

O rio Purus é muito sinuoso. Durante o inverno pode ser navegado por grandes embarcações no verão, todavia, só pode ser percorrido por canoas e batelões. No município de Canutama, recebe esse imenso rio (180 à 200 léguas), as águas do Tapauá.

Riquezas Naturais:
A flora e a fauna de Canutama constituem, sem dúvida, grandes riquezas naturais, sobre tudo a primeira, na qual se destacam pelo seu valor econômico a seringueira e a castanha-do-pará.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Canutama para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!



4 comentários:

  1. SOU FILHOS DESTA CIDADE MARAVILHOSA TENHOMUITA SAUDADES DESTA MINHA TERRA QUERIDA

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. ò q saudade eu tenho de canutama
    !!! :(

    ResponderExcluir
  4. neir batista02/07/2012, 18:43

    sinto muita saudade dessa cidade querida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...