german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Barcelos - AM






















Barcelos - AM

Área Territorial: 122.475,73 km²
Distância à Capital:
Em linha reta, entre Barcelos e Manaus, 405 km.
Por via fluvial, entre Barcelos e Manaus, 496 km.
Por via aérea, entre Barcelos e Manaus, 396 km.

História do Município:
Barcelos, o paraíso da pesca esportiva. É considerado o maior município brasileiro e o segundo do mundo.
A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, e se transformou na primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual Amazonas. O município possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 700 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados boa parte do Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Aracá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.

Hoje Barcelos é conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes: praias de areia branca, rios e lagos de águas preta, branca e clara, rica fauna e flora.

Festas e Eventos:

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, 29 de novembro a 08 de dezembro.

Festival do Peixe Ornamental de Barcelos - FESPOB, mês de janeiro.
Foi instituido em 1994 e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de pessoas, cerca de 25.000 visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espectáculos.
Acontecem danças típicas, concursos de beleza e, a tradicional disputa entre os grupos folclóricos “Acará” e “Cardinal”.

Festa de São Sebastião, em janeiro. Principal evento cultural do município.

Festejos de Santo Alberto. Festa religiosa mais tradicional do município.

Jogos Escolares Barcelenses - JEB`s - Os Jogos Escolares Barcelenses são para estimular os estudantes Barcelenses à prática de esportes além de promover cursos de reciclagem para árbitros e técnicos de diversas modalidades esportivas. Foi criado para acontecer anualmente durante a semana da pátria.

Festival Folclórico de Barcelos, mês de junho.

CarnaFolia, mês de fevereiro.

Festival da Integração da Cultura e Arte de Barcelos. Este Festival tem o objetivo de despertar na comunidade barcelense o interesse pela arte, cultura e história barcelenses.

Festa de São Francisco de Assis, mês de outubro.

Fetival de Verão, novembro.

Festa de Nossa Senhora de Aparecida, dezembro.

Pesca esportiva do tucunaré.

Réveillon na Praia Grande.


Turismo:
























Praia Grande

O mais famoso e visitado ponto turístico de Barcelos. Localizada em frente à sede do município, cerca de 1 Km de distância, separada pelo Rio Negro. Devido ao fácil acesso e grande extenção, esta praia abriga grandes eventos como luais, festivais e festas de final de ano. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.























Arquipélago Mariuá

O maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 700 ilhas. Com uma vasta e densa floresta com grande variedade de espécies como o pau-mulato, a darôra, o cuanhum, o jauari, o jará, caçari (camu-camu), seringueira, molongó e outras. Geralmente surgem extensos depósitos arenosos (quartzito) formando belas praias de areia muito branca de belezas cênicas imensuráveis.























Pesca Esportiva do Tucunaré

Atrai turistas tanto do Brasil como do exterior.
A pesca esportiva é a maior atração local e destaca-se por ser uma atividade ecologicamente correta. Depois de pescado é pesado e devidamente registrado. Em seguida, pescador e peixe são fotografados, o anzol é retirado e o peixe é devolvido ao rio.




Ilha do Governador

Localizada em frente à cidade de Barcelos, numa distância de 700 metros. No período da vazante revela uma praia de areia branca em quase toda a sua orla, o que faz dela uma ótima opção de lazer.

















Cachoeira do El Dorado

Considerada a maior do Brasil em queda d´água livre, com 400 metros de extensão.




























Parque Nacional do Jaú

Maior Parque Nacional do Brasil e o maior Parque do mundo em floresta tropical úmida contínua e intacta. O Parque Nacional do Jaú está localizado nos municípios de Novo Airão e Barcelos, a 220 km de Manaus/AM, em linha reta. Sua denominação deriva de um dos maiores peixes brasileiros, o Jaú (do tupi, ya'ú), que também cede seu nome ao principal rio do Parque.
Uma das peculiaridades mais extraordinárias do Parque Nacional do Jaú é o fato de ser esta a única Unidade de Conservação do Brasil que protege totalmente a bacia de um rio extenso (aprox. 450 km) e volumoso - rio Jaú preservando ecossistemas de águas pretas. Este Parque constitui uma importante amostra dos ecossistemas amazônicos.
























Parque Estadual da Serra do Aracá

Ocupa uma região de 1.818.700 hectares com formações geológicas e com geomorfologia particular que, associadas às condições climáticas locais, proporcionam endemismos naturais que por si só justificam a preservação da área. De formato tabular, a serra atinge 2.000m de altitude.

Também encontramos em Barcelos o “Abismo Guy Collet” considerado a caverna mais profunda do Brasil.

Como chegar:

Para chegar em Barcelos só de barco ou avião.

Avião: Aeroporto de Barcelos, para aeronaves de pequeno porte.
Navio: Porto de Manaus.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Barcelos para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!



2 comentários:

  1. A data exata do aniversario da cidade e dia 6 de Maio! tbm tenho fotos atuais se vc quiser.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lene, boa noite.

    Muito obrigada pela ajuda e adoraria receber fotos atuais de Barcelos.

    Fico no aguardo do envio das fotos e assim que receber, colocarei na postagem.

    Obrigada,
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...