german arabic chinese simplified korean danish spanish english french greek duth  hungarian  indonesian  icelandic  italian japanese  malay  polish  romanian  russian swedish Thai

Apuí - AM





















Apuí - AM

Área Territorial: 54.239,90 km²
Distância à Capital: 455,28 Km

História do Município:
À medida que avançava o povoamento do vale do rio Madeira, iam surgindo pólos de desenvolvimento representados pelas atuais cidades de Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá.
Em 1955, desmembrando-se de Borba, surgia o município autônomo de Novo Aripuanã. Uma região para a qual vieram nos últimos tempos muitos colonos vindos do sul do país.
Em 30.12.1987, pela Lei nº 826, a área do município de Novo Aripuanã, foi emancipada, passando a constituir o novo município de Apuí.
Município de Apuí teve como primeiro administrador municipal o Sr. João Torres Neto, nomeando em 16.03.1988, nos termos de Parágrafo Único do artigo 124 da Constituição do Estado, com a redação determinada pela Emenda Constitucional nº 27 de 28.12.1987, pelo Governador do Estado do Amazonas Sr. Amazonino Mendes.
Em 03 de novembro de 1989, foi eleito pelo voto direto, o primeiro prefeito de Apuí, Sr. Vitor César Catuzzo Marmentini, tendo como presidente inicial o Sr. Agenor Mattes.
Em 1993 inicia-se com a nova administração, eleita no pleito eleitoral de 03.10.1992.

Aniversário da cidade: 30 de dezembro.

Festas e Eventos:

- Festejos de São Sebastião, 20 de janeiro.

- Festa do Peão Boiadeiro e EXPOAP - Exposição Agropecuária de Apuí, em setembro.

Ajude a enriquecer o blog e envie informações e fotos de Apuí para serem inseridas nessa página.
Deixe seu comentário sobre sua cidade.
Muito obrigada!


3 comentários:

  1. posso afirmar que o município de Apuí no centro da Amazonia é um verdadeiro PARAÍSO.

    ResponderExcluir
  2. Neyla Alencar22/10/2010, 14:59

    Fui convidada p. visitar esta cidade no proximo mês.
    Espere q. der certo .
    Espero tb gostar de lá .

    ResponderExcluir
  3. Olá Marize, obrigado por dar uma olhada no blog da prefeitura de Apuí/AM. Se você permitir irei enviar algumas fotos de Apuí para seu e-mail, são fotos da Avenida 13 de Novembro, parcial aérea do BALCAP (Balneário Cachoeiras de Apuí) e nossa pecuária.
    Hoje, Apuí figura como o maior produtor (proporcionalmente) de guaraná, maior produtor de café, segundo maior rebanho bovino de corte (perde para Boca do Acre o 1º), maior produtor de leite e derivados, 2º maior reserva de florestas em pé entre outros destaques estadual e federal.
    O município conta com 3 PSF's (Irmã Elizabete, Anísio Ferreira e Curumim), 1 Hospital (Eduardo Braga), 4 Pólos Educacionais Municipal e 2 Escolas Estaduais, 2 Escolas de Educação Infantil (Centro e Vila Rica), 1 Ginásio e 2 Quadras cobertas, um Distrito o de SUcunduri que fica distante 110 Km do centro urbano.
    Espero que possa ter colaborado com seu BANCO de dados.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Muito obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...